domingo, 29 de junho de 2014

Manefastos Dadaesmos – Manifesto Ecoaecoa Coletivo pela Escola Expandida 2.0

Manefastos Dadaesmos é uma interferência Dadá na pesquisação da Ecoaecoa Coletivo, que desde 2007 estuda, propõe e experimenta uma abordagem transdisciplinar para a aprendizagem criativa em artes visuais. Através da criação de jogos, dispositivos de criatividade e metodologias de aprendizagem criativa, são relacionadas principalmente as  temáticas: educação popular, artes visuais, cultura digital e ecosofia, que, por meio de  um tipo de ação autônoma, empreendedora e poético-transformadora de arte integrada que opera, interage e propõe diálogos criativos entre diferentes ambientes, linguagens e públicos. Ecoaecoa Coletivo é um ser coletivizante em  processo criativo autopoiético, que estimula a colaboração e geração de parcerias como a deste projeto, em que faço um link com a pesquisa sobre criação e uso de materiais didáticos e objetos de aprendizagem em processos de educação em artes visuais. Nesta etapa busco contribuir com a elaboração de propostas co-autorais que pensem a relação entre o fazer artístico e a educação, encontrando como principais referências teóricas, conceitos e obras de filósofos e educadores-críticos, tais como Félix Guattari, Paulo Freire, María Acaso e Stewart Home. Além dessas, elegi como referência imagética a obra da artista Dadá Hannah Höch, e seu trabalho com photocolage, como ponto de partida para a elaboração e experimentação de um recurso pedagógico criado para propor o diálogo através de imagens entre grupos de contextos distintos, inicialmente em Porto Alegre. Um grupo é de crianças de uma escola pública da Restinga; outro, de artistas e educadores ligados à Casa de Cultura Mário Quintana; e um terceiro, ligado a um trabalho de educação popular. O diálogo entre esses contextos se dá através da sugestão de temas a serem vistos-fotografados, tanto no ambiente cotidiano, como em livros e revistas de bibliotecas públicas e pessoais. Essas fotos, ao serem compartilhadas, vão sendo repensadas e editadas em um jogo de recortes e colagens analógicas e digitais. Através do uso de aplicativos livres é desenvolvido, posteriormente, um diálogo verbal-imagético com proposições que partem das identidades individuais para o encontro de identidades coletivas elaboradas em co-autoria, para então ser finalizado em uma editoração e publicação analógica (como livreto-revista-zine) e digital (na plataforma livre para gestão compartilhada de conteúdos multimídia com semântica espacial FIC - fronteirasimaginárias.org). Também há uso de um blog como ambiente de compartilhamento e difusão de conteúdos e imagens entre os grupos. Como resultado se tem uma publicação que reúne a compilação dos conhecimentos e conteúdos gerados com autoria coletiva e editorado com a Editora Educadora Ecoaecoa como um manifesto-objeto de aprendizagem, ou seja, um Manefasto Dadaesmo pela Escola Expandida 2.0

2 comentários:

  1. A transdisciplinaridade é uma abordagem científica que visa a unidade do conhecimento. Desta forma, procura estimular uma nova compreensão da realidade articulando elementos que passam entre, além e através das disciplinas, numa busca de compreensão da complexidade. Além disso, do ponto de vista humano a transdisciplinaridade é uma atitude empática de abertura ao outro e seu conhecimento (Rocha Filho, 2007).

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  2. a interdisciplinaridade surge no século XX como um esforço de superar o movimento de especialização da ciência e superar a fragmentação do conhecimento em diversas areas de estudo e pesquisa.
    A ciência, no século XX, tornou-se especializada ao ponto de não ser mais possível realizar o movimento pretendido quando do início da especialização, que era chegar ao micro para conseguir ver o todo de forma plena e completa, e também, chegou-se ao ponto em que em algumas areas não era mais possível continuar aprofundando no conhecimento, tendo chegado ao limite do que era possível a determinadas especialidades pesquisar. Então a interdisciplinaridade surge como proposta para a realização do movimento inverso, partir do micro e retornar ao todo. Com isso, com a aplicação da interdisciplinaridade na ciência, surgem novas disciplinas agregadoras, que unem areas especificas do conhecimento a fim de compreender fenômenos que seriam incompreensíveis com os conhecimento de apenas uma área, como é o caso da bioengenharia, que une as áreas da biologia e engenharia a fim de dar conta de estudos que uma ou outra disciplina sozinha não daria conta.


    Com a ampliação da aplicação da interdisciplinaridade na ciência, tem se desenvolvido novas práticas de pesquisa, muitas disciplinas que até então eram consideradas incomunicaveis, considerada a distância entre seus objetos de estudo, estão sendo reunidas para dar respostas a novos problemas de pesquisa e a questões que uma única disciplina não é capaz de responder.

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