No livro As Três Ecologias Gattari introduz o
conceito Ecosofia como proposta à sua crítica sobre as mudanças
tecno-científicas do planeta que impulsionam a crise global (numa
conjuntura objetivo-subjetiva do ser urbano). Este novo conceito
proposto como um caminho que se articule uma ético-política em 3
níveis de ecologias: Social, Ambiental e Pessoal pensando o
relacionamento do ser humano em um meio não visto apenas como
meio-ambiente mas sim como um ambiente midiático imposto como um
cenário que se molda junto com a noção de sujeito ou a perda
dessa noção através da pressão dos “modos dominantes da
valorização das atividades humanas” e dos mecanismos de opressão
e repressão tecnocráticas.
Ecologia Daninha:
“Existe uma
ecologia das ideias danosas, assim como existe uma ecologia das ervas
daninhas.” Gregory Bateson.
… a relação da subjetividade com sua
exterioridade – seja ela social, animal, vegetal, cósmica – que
se encontra assim comprometida numa espécie de movimento geral de
implosão e infantilização regressiva. A alteridade
tende a perder todo a aspereza. O turismo, por exemplo, se resume
quase sempre a uma viagem sem sair do lugar, no seio das mesmas
redundâncias de imagens e de comportamento.”
Ecosofia:
… ao passo que só uma articulação
ético-política – a que chamo ecosofia – entre os três
registros ecológicos (o do meio ambiente, das relações sociais e o
da subjetividade humana) é que poderia esclarecer convenientemente
tais questões.
“Em virtude do contínuo
desenvolvimento do trabalho maquínico, redobrado pela revolução
informática, as forças produtivas vão tornar disponível uma
quantidade cada vez maior do tempo de atividade humana potencial. Mas
com que finalidade? A do desemprego, da marginalidade opressiva, da
solidão, da ociosidade, da angústia, da neurose, ou a da cultura,
da criação, da pesquisa, da reinvenção do meio ambiente, do
enriquecimento dos modos de vida e de sensibilidade? No Terceiro
Mundo, como no mundo desenvolvido, são blocos inteiros da
subjetividade coletiva que
se afundam ou se encarquilham em arcaísmos, como é o caso, por
exemplo, da assustadora exacerbação dos fenômenos de integrismo
religioso.
Não
haverá verdadeira resposta à crise ecológica a não ser em escala
planetária e com a condição de que se opere uma autêntica
revolução política, social e cultural reorientando os objetivos da
produção de bens materiais e imateriais. Essa revolução deverá
concernir, portanto, não só às relações de forças visíveis em
grande escala mas também aos domínios moleculares de sensibilidade,
de inteligência e de desejo.
Livro As Três Ecologias
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