quarta-feira, 21 de maio de 2014

Gattari Félix, As Três Ecologias – 1989 – França


Primeira Parte
No livro As Três Ecologias Gattari introduz o conceito Ecosofia como proposta à sua crítica sobre as mudanças tecno-científicas do planeta que impulsionam a crise global (numa conjuntura objetivo-subjetiva do ser urbano). Este novo conceito proposto como um caminho que se articule uma ético-política em 3 níveis de ecologias: Social, Ambiental e Pessoal pensando o relacionamento do ser humano em um meio não visto apenas como meio-ambiente mas sim como um ambiente midiático imposto como um cenário que se molda junto com a noção de sujeito ou a perda dessa noção através da pressão dos “modos dominantes da valorização das atividades humanas” e dos mecanismos de opressão e repressão tecnocráticas.

Ecologia Daninha:
Existe uma ecologia das ideias danosas, assim como existe uma ecologia das ervas daninhas.” Gregory Bateson.

… a relação da subjetividade com sua exterioridade – seja ela social, animal, vegetal, cósmica – que se encontra assim comprometida numa espécie de movimento geral de implosão e infantilização regressiva. A alteridade tende a perder todo a aspereza. O turismo, por exemplo, se resume quase sempre a uma viagem sem sair do lugar, no seio das mesmas redundâncias de imagens e de comportamento.”

Ecosofia:
… ao passo que só uma articulação ético-política – a que chamo ecosofia – entre os três registros ecológicos (o do meio ambiente, das relações sociais e o da subjetividade humana) é que poderia esclarecer convenientemente tais questões.


Gattari manifesta sua indignação perante um mundo que se deteriora lentamente:
“Em virtude do contínuo desenvolvimento do trabalho maquínico, redobrado pela revolução informática, as forças produtivas vão tornar disponível uma quantidade cada vez maior do tempo de atividade humana potencial. Mas com que finalidade? A do desemprego, da marginalidade opressiva, da solidão, da ociosidade, da angústia, da neurose, ou a da cultura, da criação, da pesquisa, da reinvenção do meio ambiente, do enriquecimento dos modos de vida e de sensibilidade? No Terceiro Mundo, como no mundo desenvolvido, são blocos inteiros da subjetividade coletiva que se afundam ou se encarquilham em arcaísmos, como é o caso, por exemplo, da assustadora exacerbação dos fenômenos de integrismo religioso.

Não haverá verdadeira resposta à crise ecológica a não ser em escala planetária e com a condição de que se opere uma autêntica revolução política, social e cultural reorientando os objetivos da produção de bens materiais e imateriais. Essa revolução deverá concernir, portanto, não só às relações de forças visíveis em grande escala mas também aos domínios moleculares de sensibilidade, de inteligência e de desejo.

Livro As Três Ecologias

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